O jejum afeta vários parâmetros metabólicos, prejudica a ativação do sistema imunológico e impede o desenvolvimento morfológico e fisiológico do trato gastrointestinal. Portanto, ressalta-se a importância de alimentar precocemente os pintinhos diretamente no incubatório, desta forma os pintinhos podem suportar as longas horas da janela de eclosão até a chegada na granja e, iniciar seu correto desenvolvimento utilizando os nutrientes da gema e os macronutrientes da fonte alimentar exógena.
O acesso a uma dieta imediatamente após a eclosão pode ser de vital importância para o bem-estar e correto desenvolvimento físico e fisiológico dos pintinhos.
Em nosso estudo preliminar a suplementação com HyChick® propiciou benefícios significativos para a morfologia intestinal, os resultados das análises morfológicas confirmaram que a administração de HyChick®, enriquecido com nutrientes que podem ajudar o pintinho a suprir suas necessidades energéticas e nutricionais, mostra-se uma solução válida para promover o bem-estar de pintinhos desde as primeiras horas de vida.
A avaliação morfológica foi realizada pelo fator de impacto celular, calculado a partir das principais alterações encontradas que podem alterar a integridade intestinal (Kraiske, et al.), quanto maior for o resultado obtido, pior será a integridade intestinal. A tabela abaixo mostra o impacto negativo do transporte na integridade intestinal quando comparamos o resultado na saída do caminhão com o resultado no retorno após 48 ou 72 horas.
As aves que foram suplementadas com o HyChick RED durante o transporte conseguiram manter uma melhor integridade intestinal após 48 e 72 horas.