A janela de eclosão representa o período de 24 a 48 horas durante o qual os ovos eclodem. Os pintinhos recém-eclodidos permanecem na incubadora até que a maior parte tenha eclodido, após passam por tratamentos de rotina, como seleção, vacinação, sexagem e classificação, antes de serem transportados para as granjas.
Dependendo da duração da janela de nascimento, dos procedimentos de rotina e do transporte de pintinhos até a granja, os pintinhos podem permanecer em condições de jejum por um período não superior a 72 horas.
Os pintinhos precisam aprender a consumir ração para pintinho o mais rápido possível para permitir que seu sistema digestivo passe por uma rápida transformação anatômica e fisiológica, além de ajudar no desenvolvimento do sistema imunológico.
Eles também precisam começar a consumir água em pouco tempo para compensar a desidratação que experimentaram desde a eclosão até a chegada à granja, favorecendo também o consumo e a digestibilidade da ração inicial para aves. Os pintinhos em jejum são mais susceptíveis à patógenos, perdem peso facilmente, têm o desenvolvimento e a sobrevivência de tecidos críticos comprometidos, àqueles que sobrevivem frequentemente exibem crescimento atrofiado, baixa resistência a doenças, uso ineficiente de ração pré-inicial para aves e baixo rendimento de carcaça.
Por esta razão, é fundamental compreender os efeitos do acesso tardio à ração para aves e à água no desenvolvimento gastrointestinal dos pintinhos, na atividade do sistema imunológico, no peso corporal e no desenvolvimento geral a curto e longo prazo.